terça-feira, 30 de outubro de 2012

Decoração de Natal

Alguns enfeites natalinos que encontrei no blog da Luci Cardinelli.
Lindos!!!!






























Plano de aula - Higiene e Saúde


GOVERNO DO ESTADO DE MATOGROSSO DO SUL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE TRÊS LAGOAS


CURSO: INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
A ação de planejar no interior da escola

PLANO DE AULA


1 – Dados do plano de Aula

Nome do prof/cursista:
Dilna Aparecida Rufino de Queiroz
Ano de Referência:

2012
Unidade Escolar:
Centro de Educação Professora Alanira Benedita de Carvalho Brito. APAE
Etapa de Ensino:
Ensino Fundamental
Ano/Fase/Módulo:
2ºano
Período: 

4º bimestre
Turno:

Vespertino
Disciplina:
Matemática
Turma(s): 
“B”
Quantidade de aulas

8 aulas
Início:

29/10
Término

09/11



2 - Conteúdos  
A matemática no cotidiano: Higiene e saúde.



3-Habilidades e competências
  • Classificar objetos e figuras de higiene.
  • Noções de posição e lateralidade.
  • Comparar grandezas: leve/pesado, alto/baixo, grande/pequeno, em cima/em baixo.
  • Identificar quantidade, utilizando anotação numérica e/ou registros convencionais.
  • Selecionar e classificar o lixo doméstico.

  
4 – Atividades/Metodologias

Primeiramente através de diálogo apresentar aos alunos para que possam compreender alguns fatores que asseguram a saúde da população dependem da sociedade como um todo. 
Apresentar produtos de higiene e saúde corporal para que classifiquem: como e quando usar, qual momento de nossa vida usamos mais coisas para nos manter limpos e saudáveis, quanto custa cada higiene e saúde, etc.
RECURSOS TECNOLÓGICOS: máquina digital para registro dos momentos de roda de conversa onde todos irão relatar atividades do seu dia dia com hora, quanto tempo se gasta em cada momento de higiene.
 Data show para apresentação de vídeo com a música "O sapo não lava o pé".
RECURSOS COMPLEMENTARES:
história que fala motivação de hábitos de higiene e saúde.
MATERIAL DE APOIO
Folhas de revistas e cópias da figura; 
LINGUAGEM ORAL: Através de um mural fazer gráfico pesagem e registrar  leve/pesado, alto/baixo, grande/pequeno, em cima/em baixo
Dialogar sobre a forma como a família respeita o meio ambiente e o que faz para dividir o lixo reciclável.

LINGUAGEM NUMÉRICA: Trabalhar as formas apresentadas usando material concreto para noções de lateralidade e posição.
MÚSICA E MOVIMENTO:  Solicitar aos alunos formarem um roda para dramatização da música com movimentos corporais usando diversos gestos e imitações cada um faz um movimento a ser seguido.

Aparelho de DVD
Aparelho de Som 
Cartaz
Celular
Computador (STE)
Data Show
Episcópio
Filme   
Folder
Gibi
Gráfico 
Imagem
Jornal
Laptop
Livro
Mapa
Máquina Fotográfica   
Música 
Notebook
Projetor Proinfo Integrado
Rádio
Retro Projetor
Revista       
Tablet
Televisão 
Texto  




5 – Avaliação

Acompanhar e avaliar as atividades e a participação de todos durante a realização. Se os alunos estão compreendendo ou não e observar o registro no caderno que cada aluno irá fazer. Observar também as dificuldades em compreender algum conceito trabalhado e se necessário retomar e considerar o que não ficou claro. Devido às deficiências que cada um possui usar adaptações e adequar os recursos às necessidades do aluno/a.

Auto-avaliação
Avaliação por conceito
Debate
Outros 
Prova dissertativa bimestral
Prova dissertativa mensal
Prova escrita
Prova escrita bimestral
Prova escrita mensal
Relatório de aula prática   
Relatório individual
Seminário
Trabalho de pesquisa escrito em grupo
Trabalho de pesquisa escrito individual
Trabalho de pesquisa on-line em grupo
Trabalho de pesquisa on-line individual






6 – Observações do Professor

O plano foi elaborado através do Projeto “Higiene e Saúde”
Executado dos dias 29 de Outubro a 09 de Novembro 2012.
As atividades elaboradas e aplicadas serão de acordo com a realidade de nossa escola. (APAE), devido às possibilidades de aprendizagem dos alunos. Serão aplicadas atividades na vida diária, ensinamentos sobre a importância de higiene pessoal, do saneamento básico na comunidade e as conseqüências da poluição do ar e da água





















          Baseado no modelo SED/MS - Planejamento on-line

Projeto Higiene e Saúde


CENTRO DE EDUCAÇÃO “PROFESSORA ALANIRA BENEDITA DE CARVALHO BRITO”. APAE
Projeto: Higiene e saúde

Objetivo.
Tendo em vista a importância da higiene e da saúde corporal, principalmente por se tratar de alunos que possuem comprometimento na saúde e fazem uso de medicamento, seu comportamento quanto aos cuidados com seu corpo e saúde necessita de um cuidado maior. O projeto visa que os alunos aprendam como cuidar melhor da higiene corporal e sua saúde, usando recursos que possibilitam o entendimento de cada um  de maneira lúdica e prazerosa.

Tempo de execução do projeto:

Do dia 29/10/2012 ao dia 09/11/2012

Período vespertino
Turmas 2º ano e ano

Eixo: Português: Linguagem verbal.
-Ampliação do vocabulário
-Identificação de letras para construir palavras relacionadas ao tema.
-Produção de texto coletivo sobre as descobertas, elaboração de jornal contando a história.
Eixo: História
 - A história dos atos de higiene, descobertas sobre a evolução da cura das doenças através do tempo.                                                         
 Eixo: Música
-Despertar a apreciação estética e artística da música.

Eixo: Arte.                                                                                  
-Confecção de jogo da memória, cartazes, dramatização e jornal. 
-Entrar em contato com formas diversas de expressão artística corporal.

Eixo: Geografia: Natureza e Sociedade.
-Reconhecer a importância da higiene e saúde.
-Identificar produtos de higiene corporal e suas aplicações.                                  
-Estudo das doenças em diferentes regiões do país.

Eixo: Matemática.
-Classificar objetos e figuras de higiene.
-Noções de posição
-Comparar grandezas: (leve/pesado, alto/baixo, grande/pequeno, em cima/ embaixo).
-Identificar a quantidade, utilizando anotação numérica e/ou registros não convencionais.

Conteúdo.
-Conversas informais com os alunos, onde os alunos falarão sobre si e ouvirão os relatos dos amigos.
-Histórias e músicas relacionadas ao tema.
-Desenhos, recortes e colagens.
-Brincadeiras coletivas.                                                                                                                               -Relatos em forma de desenhos e escritas.
-Fazer levantamento sobre as condições de saúde e higiene da comunidade e os riscos de contaminação.
-Registrar as descobertas usando as tecnologias disponíveis

Atividades.
-Filmes; quebra cabeça; jogo dos sete erros; classificação de produtos; gráfico; dedoches; dramatizações teatro; musicalização;...
Atividades fotografadas e vídeo utilizado como culminância do curso já especificado.

Avaliação
Acompanhar a realização das atividades e a participação de todos durante a realização, se os alunos estão compreendendo ou não e observar o registro no caderno que cada aluno/a irá fazer. Observar as dificuldades em compreender algum conceito trabalhado e se será necessário retomar e considerar o que não ficou claro. Devido às suas deficiências usar adaptações e adequar os seus recursos às necessidades deste/a aluno/a.