glitters


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Projeto Higiene e Saúde


CENTRO DE EDUCAÇÃO “PROFESSORA ALANIRA BENEDITA DE CARVALHO BRITO”. APAE
Projeto: Higiene e saúde

Objetivo.
Tendo em vista a importância da higiene e da saúde corporal, principalmente por se tratar de alunos que possuem comprometimento na saúde e fazem uso de medicamento, seu comportamento quanto aos cuidados com seu corpo e saúde necessita de um cuidado maior. O projeto visa que os alunos aprendam como cuidar melhor da higiene corporal e sua saúde, usando recursos que possibilitam o entendimento de cada um  de maneira lúdica e prazerosa.

Tempo de execução do projeto:

Do dia 29/10/2012 ao dia 09/11/2012

Período vespertino
Turmas 2º ano e ano

Eixo: Português: Linguagem verbal.
-Ampliação do vocabulário
-Identificação de letras para construir palavras relacionadas ao tema.
-Produção de texto coletivo sobre as descobertas, elaboração de jornal contando a história.
Eixo: História
 - A história dos atos de higiene, descobertas sobre a evolução da cura das doenças através do tempo.                                                         
 Eixo: Música
-Despertar a apreciação estética e artística da música.

Eixo: Arte.                                                                                  
-Confecção de jogo da memória, cartazes, dramatização e jornal. 
-Entrar em contato com formas diversas de expressão artística corporal.

Eixo: Geografia: Natureza e Sociedade.
-Reconhecer a importância da higiene e saúde.
-Identificar produtos de higiene corporal e suas aplicações.                                  
-Estudo das doenças em diferentes regiões do país.

Eixo: Matemática.
-Classificar objetos e figuras de higiene.
-Noções de posição
-Comparar grandezas: (leve/pesado, alto/baixo, grande/pequeno, em cima/ embaixo).
-Identificar a quantidade, utilizando anotação numérica e/ou registros não convencionais.

Conteúdo.
-Conversas informais com os alunos, onde os alunos falarão sobre si e ouvirão os relatos dos amigos.
-Histórias e músicas relacionadas ao tema.
-Desenhos, recortes e colagens.
-Brincadeiras coletivas.                                                                                                                               -Relatos em forma de desenhos e escritas.
-Fazer levantamento sobre as condições de saúde e higiene da comunidade e os riscos de contaminação.
-Registrar as descobertas usando as tecnologias disponíveis

Atividades.
-Filmes; quebra cabeça; jogo dos sete erros; classificação de produtos; gráfico; dedoches; dramatizações teatro; musicalização;...
Atividades fotografadas e vídeo utilizado como culminância do curso já especificado.

Avaliação
Acompanhar a realização das atividades e a participação de todos durante a realização, se os alunos estão compreendendo ou não e observar o registro no caderno que cada aluno/a irá fazer. Observar as dificuldades em compreender algum conceito trabalhado e se será necessário retomar e considerar o que não ficou claro. Devido às suas deficiências usar adaptações e adequar os seus recursos às necessidades deste/a aluno/a. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário