CENTRO DE
EDUCAÇÃO “PROFESSORA ALANIRA BENEDITA DE CARVALHO BRITO”. APAE
Projeto: Higiene
e saúde
Objetivo.
Tendo em vista a importância da higiene e da saúde corporal, principalmente por se tratar de alunos que possuem comprometimento na saúde e fazem uso de medicamento, seu comportamento quanto aos cuidados com seu corpo e saúde necessita de um cuidado maior. O projeto visa que os alunos aprendam como cuidar melhor da higiene corporal e sua saúde, usando recursos que possibilitam o entendimento de cada um de maneira lúdica e prazerosa.
Tendo em vista a importância da higiene e da saúde corporal, principalmente por se tratar de alunos que possuem comprometimento na saúde e fazem uso de medicamento, seu comportamento quanto aos cuidados com seu corpo e saúde necessita de um cuidado maior. O projeto visa que os alunos aprendam como cuidar melhor da higiene corporal e sua saúde, usando recursos que possibilitam o entendimento de cada um de maneira lúdica e prazerosa.
Tempo de execução do projeto:
Do dia 29/10/2012 ao
dia 09/11/2012
Período vespertino
Turmas 2º ano e ano.
Eixo: Português:
Linguagem verbal.
-Ampliação do vocabulário
-Identificação de letras para construir palavras relacionadas ao tema.
-Produção de texto coletivo sobre as descobertas, elaboração de jornal contando a história.
-Ampliação do vocabulário
-Identificação de letras para construir palavras relacionadas ao tema.
-Produção de texto coletivo sobre as descobertas, elaboração de jornal contando a história.
Eixo: História
- A história dos atos de higiene,
descobertas sobre a evolução da cura das doenças através do tempo.
Eixo: Música
-Despertar a apreciação estética e artística da música.
-Despertar a apreciação estética e artística da música.
Eixo: Arte.
-Confecção de jogo da memória,
cartazes, dramatização e jornal.
-Entrar em contato com formas diversas de expressão artística corporal.
Eixo: Geografia:
Natureza e Sociedade.
-Reconhecer a importância da higiene e saúde.
-Identificar produtos de higiene corporal e suas aplicações.
-Reconhecer a importância da higiene e saúde.
-Identificar produtos de higiene corporal e suas aplicações.
-Estudo das
doenças em diferentes regiões do país.
Eixo: Matemática.
-Classificar objetos e figuras de higiene.
-Noções de posição
-Comparar grandezas: (leve/pesado, alto/baixo, grande/pequeno, em cima/ embaixo).
-Identificar a quantidade, utilizando anotação numérica e/ou registros não convencionais.
-Classificar objetos e figuras de higiene.
-Noções de posição
-Comparar grandezas: (leve/pesado, alto/baixo, grande/pequeno, em cima/ embaixo).
-Identificar a quantidade, utilizando anotação numérica e/ou registros não convencionais.
Conteúdo.
-Conversas informais com os alunos, onde os alunos falarão
sobre si e ouvirão os relatos dos amigos.
-Histórias e músicas relacionadas ao tema.
-Desenhos, recortes e colagens.
-Brincadeiras coletivas. -Relatos em forma de desenhos e escritas.
-Histórias e músicas relacionadas ao tema.
-Desenhos, recortes e colagens.
-Brincadeiras coletivas. -Relatos em forma de desenhos e escritas.
-Fazer levantamento sobre as condições de saúde e higiene da
comunidade e os riscos de contaminação.
-Registrar as descobertas usando as tecnologias disponíveis
Atividades.
-Filmes; quebra cabeça; jogo dos sete erros; classificação de produtos; gráfico; dedoches; dramatizações teatro; musicalização;...
Atividades fotografadas e vídeo utilizado como culminância do curso já especificado.
Avaliação
Acompanhar a realização das
atividades e a participação de todos durante a realização, se os alunos estão
compreendendo ou não e observar o registro no caderno que cada aluno/a irá
fazer. Observar as dificuldades em compreender algum conceito trabalhado e se
será necessário retomar e considerar o que não ficou claro. Devido às suas
deficiências usar adaptações e adequar os seus recursos às necessidades deste/a
aluno/a.
Nenhum comentário:
Postar um comentário