GOVERNO DO
ESTADO DE MATOGROSSO DO SUL
SECRETARIA DE
ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA
DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO DE
TECNOLOGIA EDUCACIONAL DE TRÊS LAGOAS
CURSO:
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
A ação de planejar no interior da escola
PLANO DE AULA
1 – Dados do plano de
Aula
Nome do prof/cursista:
|
Dilna Aparecida Rufino de Queiroz
|
Ano de Referência:
|
2012
|
Unidade Escolar:
|
Centro de Educação Professora Alanira Benedita de Carvalho Brito. APAE
|
Etapa de Ensino:
|
Ensino Fundamental
|
Ano/Fase/Módulo:
|
2ºano
|
Período:
|
4º bimestre
|
Turno:
|
Vespertino
|
Disciplina:
|
Matemática
|
Turma(s):
|
“B”
|
Quantidade de aulas:
|
8 aulas
|
Início:
|
29/10
|
Término:
|
09/11
|
2 - Conteúdos
A matemática no cotidiano: Higiene e saúde.
3-Habilidades e competências
- Classificar objetos e figuras de higiene.
- Noções de posição e lateralidade.
- Comparar grandezas: leve/pesado, alto/baixo, grande/pequeno, em cima/em baixo.
- Identificar quantidade, utilizando anotação numérica e/ou registros convencionais.
- Selecionar e classificar o lixo doméstico.
4 – Atividades/Metodologias
Primeiramente através de diálogo apresentar aos alunos para que possam compreender alguns fatores que asseguram a saúde da população dependem da sociedade como um todo.
Apresentar produtos de higiene e saúde corporal para que classifiquem: como e quando usar, qual momento de nossa vida usamos mais coisas para nos manter limpos e saudáveis, quanto custa cada higiene e saúde, etc.
RECURSOS TECNOLÓGICOS: máquina digital para registro dos momentos de roda de conversa onde todos irão relatar atividades do seu dia dia com hora, quanto tempo se gasta em cada momento de higiene.
Data show para apresentação de vídeo com a música "O sapo não lava o pé".
RECURSOS COMPLEMENTARES:
história que fala motivação de hábitos de higiene e saúde.
MATERIAL DE APOIO
Folhas de revistas e cópias da figura;
LINGUAGEM ORAL: Através de um
mural fazer gráfico pesagem e registrar
leve/pesado, alto/baixo, grande/pequeno, em cima/em baixo
Dialogar sobre a forma como a família respeita o meio ambiente e o que faz para dividir o lixo reciclável.
LINGUAGEM NUMÉRICA: Trabalhar as formas apresentadas usando material concreto para noções de lateralidade e posição.
Dialogar sobre a forma como a família respeita o meio ambiente e o que faz para dividir o lixo reciclável.
LINGUAGEM NUMÉRICA: Trabalhar as formas apresentadas usando material concreto para noções de lateralidade e posição.
MÚSICA E MOVIMENTO: Solicitar aos alunos formarem um roda para dramatização da música com movimentos corporais usando diversos gestos e imitações cada um faz um movimento a ser seguido.
Aparelho de DVD
|
Aparelho de Som
|
Cartaz
|
Celular
|
Computador (STE)
|
Data Show
|
Episcópio
|
Filme
|
Folder
|
Gibi
|
Gráfico
|
Imagem
|
Jornal
|
Laptop
|
Livro
|
Mapa
|
Máquina Fotográfica
|
Música
|
Notebook
|
Projetor Proinfo Integrado
|
Rádio
|
Retro Projetor
|
Revista
|
Tablet
|
Televisão
|
Texto
|
5 – Avaliação
Acompanhar e avaliar as atividades e a participação de
todos durante a realização. Se os alunos estão compreendendo ou não e observar
o registro no caderno que cada aluno irá fazer. Observar também as dificuldades
em compreender algum conceito trabalhado e se necessário retomar e considerar o
que não ficou claro. Devido às deficiências que cada um possui usar adaptações
e adequar os recursos às necessidades do aluno/a.
Auto-avaliação
|
Avaliação por conceito
|
Debate
|
Outros
|
Prova dissertativa bimestral
|
Prova dissertativa mensal
|
Prova escrita
|
Prova escrita bimestral
|
Prova escrita mensal
|
Relatório de aula prática
|
Relatório individual
|
Seminário
|
Trabalho de pesquisa escrito em grupo
|
Trabalho de pesquisa escrito individual
|
Trabalho de pesquisa on-line em grupo
|
Trabalho de pesquisa on-line individual
|
6 – Observações do Professor
O plano foi elaborado através do Projeto “Higiene e Saúde”
Executado dos dias 29 de Outubro a 09 de Novembro 2012.
As atividades elaboradas e aplicadas serão de acordo com a realidade de nossa escola. (APAE), devido às possibilidades de aprendizagem dos alunos. Serão aplicadas atividades na vida diária, ensinamentos sobre a importância de higiene pessoal, do saneamento básico na comunidade e as conseqüências da poluição do ar e da água
Baseado
no modelo SED/MS - Planejamento on-line
Nenhum comentário:
Postar um comentário