glitters


terça-feira, 22 de março de 2011

Estudos matemáticos


Módulo de Matemática
Tutor Lorival
Escola: Centro de Educação “Profª Alanira Benedita de Carvalho Brito”. APAE
 Dilna Aparecida Rufino de Queiroz
Inocência-MS


E.E. 1º e 2º grau “João Pereira Valin”
Sala: 2º ANO  Nº de alunos: 22
Dia 18/03/2011       Período Matutino
  
1-     Atividade lúdica de ordenação de números naturais na linha reta.

Objetivos:
  • Identificar números até 50.
  • Ler, escrever, agrupar, ordenar, seqüência com diferentes contagens.
  • Representar e identificar o sucessor e o antecessor de um número.
  • Despertar para competição em equipe.
  • Interação e concentração.

Conteúdos:
  • Leitura e escrita dos números até 50.
  • Seqüência numérica.

Tempo estimado:

1 (uma) Aula

Desenvolvimento:

1º etapa:
 Qual é a importância dos números para nós; mostrar dentro da sala a quantidade de vários mobiliários, contar juntamente com os alunos comparando quantidades; explicar e desenvolver atividade escrita.

2º etapa:

Atividade lúdica na quadra da escola, com o jogo da “Trilha dos números”.
Primeiramente faz-se o combinado com os alunos quanto às regras e a importância da participação de todos. Na quadra por ser um lugar mais amplo, desenha-se a trilha com 50 casas. Cada aluno na sua vez joga o dado e o número que sair, ele anda na trilha. Se acertar o nº. de casas ele ganha uma fitinha no braço direito, se não acertar, não ganha a fitinha. Finalmente ganha quem conseguir mais fitinha no braço.






RELATO DA EXPERIÊNCIA

  Conversamos antes com a professora titular e nos informamos qual era o grau de aprendizado dos alunos e o que poderíamos estar trabalhando para contribuir e incrementar suas aulas, e que fosse de acordo com a tarefa do nosso tutor. Apresentamos-nos e fomos recebidas com muita alegria e ansiedade pelos alunos, pois a titular já os havia preparado.
  Durante a execução das atividades podemos observar que a turma não possui muitas dificuldades, alguns alunos apresentaram mais lentidão na escrita, porém durante as contagens, a participação foi unânime. Na sala há uma tabela numérica de 0 a 50, que serve de apoio para alguns alunos, e que também auxiliou durante as contagens para comparações e descrições de dezenas e unidades. Usamos mobiliários da sala, objetos diversos e os próprios alunos para contarmos juntos. Na atividade (nº2) dos símbolos, 6 alunos tiveram dificuldades em dar seqüência e descobrir o nº referente ao símbolo, somente contando número por número é que conseguiam, mas mesmo assim 2 alunos não terminaram. Observando a 3º atividade percebemos que alguns sentiram dificuldades em escrever do 50 ao 1, mas logo tiveram a idéia de iniciar escrevendo a partir do nº 1, até um aluno observando que o colega estava com dificuldades, disse para ele começar de baixo que seria mais fácil, e assim ele o fez, e terminou rapidinho.

  Elaboramos uma atividade extra-classe, onde aplicamos o jogo da trilha dos números. Fizemos os combinados na sala, e na quadra desenhamos a trilha que elaboramos para ser de 1 a 50, mas adaptamos para 1 a 25, pois havíamos planejado com a professora o período de uma aula, porém as atividades se estenderam e ocupamos duas de suas aulas.
Tivemos também que formar duplas para que o jogo fosse mais rápido, por conta do número de alunos terminaria muito tarde e não daria tempo de concluir.
O jogo foi muito produtivo, conseguimos despertar o espírito de equipe, de competição, pois todos estavam atentos para acertar, no final explicamos o resultado do jogo e premiamos com balas, também aproveitamos para contar e selecionar as balas, com quantas balas cada um iria ficar dividindo pelo total de alunos.
Agradeço a oportunidade e a confiança da professora titular, para realização deste trabalho.