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sábado, 2 de abril de 2011

Fascículo 7 - Problemas


Módulo de Matemática
Tutor Lorival
Escola: Centro de Educação “Profª Alanira Benedita de Carvalho Brito”. APAE
 Dilna Aparecida Rufino de Queiroz
Inocência - MS



Relatório sobre Avaliação em matemática.

                                                               
É importante recordar que a natureza das aulas de Matemática
deverá modificar-se para transformar o papel tradicional do
professor como transmissor de conhecimentos, e do aluno como
agente passivo, para enfatizar a aprendizagem matemática
através da resolução de problemas, discussão e outras práticas
que impliquem na atividade do aluno, uma aprendizagem onde
o aluno é agente de seu processo de ensino e aprendizagem
e o professor é um orientador desse processo (Micotti, 1999).

          Os testes apresentados nas páginas 08 e 10, nos o mostra o quanto a professora tenta de forma até mesmo rude avaliar o que seus alunos estão tentando mostrar, pois se nós professores temos uma maneira de avaliar, sabendo disso temos que entender que cada aluno tem uma maneira de demonstrar seu aprendizado. E cabe a nós profissionais entender e analisar cada resposta com muito cuidado.
           Na avaliação baseada somente nos testes, o professor menospreza o conhecimento prévio dos estudantes e esconde as concepções errôneas, assim os estudantes baseiam suas condutas em simples repetições. Quando isso ocorre, muitos aspectos do conhecimento matemático deixam de ser avaliados, empobrecendo o valor da Matemática e fazendo com que o professor siga sendo basicamente um portador e transmissor de conhecimentos, enquanto o aluno não passa de um ser passivo que não faz mais do que devolver nas avaliações, reproduções mecânicas daquilo que viu nas aulas de Matemática.
De maneira geral, percebe-se que quando o trabalho é feito de maneira diferenciada, o interesse dos alunos também apresenta diferenças.
Devemos relacionar a matemática com o cotidiano e os alunos percebem que ela não é uma disciplina abstrata.
Além do mais, quando a avaliação é efetuada junto com o processo de ensino, os resultados são diferentes, mostrando que o ensino, aprendizagem e avaliação de Matemática devem ser feitos ao mesmo tempo, ou seja, não devem ser momentos separados.
A avaliação usando uma maneira lúdica e continuada, unida ao trabalho individual ou em grupo e este unido à relação dos conteúdos com a realidade, mostra ao professor, ao aluno, enfim, mostra a toda a comunidade escolar que é possível avaliar em Matemática, sem utilizar somente os instrumentos tradicionais de avaliação, e que no momento em que o aluno está sendo avaliado é, também, um momento de aprender, ou seja, que se  pode avaliar ensinando e se ensinar avaliando.
Desta maneira conclui-se que a avaliação deve apoiar a aprendizagem das
Matemáticas relevantes e prover informações úteis tanto para professores quanto para
estudantes e, nesse sentido, quando a avaliação é parte integrante do processo de ensino da Matemática, esta contribui significativamente para a aprendizagem, informando e guiando os professores quando tenham que tomar decisões sobre sua maneira de ensinar. As tarefas que os professores selecionam para avaliar se convertem em uma mensagem para os estudantes sobre que tipo de conhecimento matemático e que capacidades são avaliadas.
      A principal função da forma de avaliação é verificar o que o aluno aprendeu e tomar uma base de decisão para aperfeiçoar diariamente o processo ensino-aprendizagem na busca de melhores resultados. Os resultados obtidos pelos alunos na aprendizagem, nos mais diferentes momentos do trabalho, estão diretamente ligados aos procedimentos de ensino utilizados pelo professor. A verificação e a qualificação dos resultados da aprendizagem no início, durante e o final das unidades didáticas visam sempre a diagnosticar e superar dificuldades, corrigir falhas e estimular os alunos a que continuem dedicando-se ao estudo. Podemos dizer que o aproveitamento do aluno reflete, em grande parte, a atuação didática do professor. Dessa forma, o ato de avaliar fornece informações importantes que permitem verificar diretamente o nível de aprendizagem dos alunos e também, indiretamente, determinar a qualidade do processo de ensino e, conseqüentemente, o sucesso do trabalho docente. Nesse sentido, a avaliação tem uma função de fornecer dados ao professor para repensar e replanejar sua atuação didática, visando o aperfeiçoamento e tendo melhores resultados no ensino-aprendizagem.



“Fala-se tanto da necessidade de deixar um
planeta melhor para as próximas gerações e,
esquece-se da urgência de se deixar
gerações melhores para o nosso planeta."

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